Página Inicial // Imprensa // Notícias // Limpeza urbana e campanha Gevê Limpa são temas de encontros com a comunidade
Limpeza urbana e campanha Gevê Limpa são temas de encontros com a comunidade
Publicado Quinta-Feira, 16 de Maio de 2013, 10:17
A conscientização dos moradores é um dos encontros com as comunidades, por meio da Campanha Gevê Limpa

O sistema de limpeza urbana do município de Governador Valadares e a campanha Gevê Limpa foram um dos temas tratados durante reunião da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Nossa Senhora das Graças e Carapina, na noite de terça-feira (14).  A comunidade conheceu como funciona o serviço de limpeza e ouviu sobre a importância de todos aderirem à campanha Gevê Limpa e às boas práticas da destinação do lixo doméstico. Esta foi a terceira participação da Prefeitura em reuniões da comunidade, neste ano, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de todos com o lixo e com uma cidade mais limpa. Outros encontros já estão agendados e deverão atender a diversos bairros. As visitas e palestras de conscientização também tem sido feitas nas escolas da cidade.

Além das informações, os participantes receberam material informativo sobre a coleta seletiva. E entre eles, muitos reconheceram a necessidade da conscientização e participação de todos para manter uma cidade mais limpa. A dona de casa Geiza Almeida, 28, moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Acho muito importante apresentações como esta para conscientizar a comunidade sobre a coleta. Os moradores podem contribuir muito com a limpeza se colocarem o lixo na rua para coleta no dia e na hora certa, em que o caminhão passa. Estaremos assim contribuindo para o nosso próprio bem”, ponderou.

O aposentado, José Maria Rodrigues, 74, também concorda. “A falta de conscientização das pessoas é maior que a falta de limpeza. O caminhão passa recolhendo o lixo, mas muitas pessoas ainda jogam depois que o caminhão acaba de passar, aí não tem jeito de a rua ficar limpa”, disse.

Diretora do Departamento de Limpeza Urbana, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), Juliana Alves, destacou que os encontros com a comunidade objetivam conscientizar as pessoas, nos diversos bairros, da importância do papel de cada um na manutenção da limpeza pública. “As pessoas podem e devem colaborar com atitudes simples, como observar o horário de colocarem o lixo para coleta e não fazer das calçadas espaços para depositar entulhos”, disse. Segundo ela, com os encontros a Prefeitura também objetiva apresentar à comunidade como funciona a limpeza urbana, para que compreendam a importância da colaboração de todos, haja vista a dimensão da cidade e as demandas diárias que podem se resolver com boas práticas.

Confira a agenda dos próximos encontros:

16/5 – Bairro Querozene – 17h

Centro Municipal de Educação Infantil Rubens do Amaral (Rua Pouso                      Alegre, 263)

20/5 – Bairro Santo Antônio (parte alta do bairro) – 19h

Salão do Abílio (Rua 1, 556)

21/5 – Bairro Altinópolis – 19h

Centro Catequético da Paróquia Sant’ana (Avenida Padre Leonardo Senne, 234)