Página Inicial // Imprensa // Notícias // Prefeitura trabalha para promover acesso de beneficiários da Assistência Social ao mercado de trabalho
Publicado Sexta-Feira, 28 de Junho de 2013, 14:37

Por meio do Programa Acessuas Trabalho numa parceria do Município com governo federal, usuários da rede são encaminhados para os cursos profissionalizantes do Pronatec

Assegurar as condições necessárias para que, em Valadares, milhares de famílias saiam da situação de pobreza extrema e vulnerabilidade e/ou risco social é uma das preocupações e compromisso do Poder Público Municipal. Razão pela qual o Município aderiu, em 2012, ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), numa parceria com o governo federal. O objetivo é promover o acesso dos usuários da rede de assistência social do município ao mercado de trabalho por meio da oferta gratuita de cursos profissionalizantes. De 2012 até maio de 2013, 654 pessoas foram encaminhadas a estes cursos para formação e capacitação profissional.

Psicóloga Jaqueline Souza Alves é a coordenadora do Programa e informa que o principal critério para quem deseja participar dos cursos profissionalizantes é fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚNICO) do governo federal. “Isto porque nem sempre os benefícios assegurados pela assistência social são suficientes para este resgate da autonomia e da autoestima das pessoas beneficiárias; e com o Acessuas Trabalho temos mais uma ferramenta para contribuir com a promoção destas pessoas e famílias”, observa Jaqueline Alves.

Pronatec

Os cursos profissionalizantes são ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.  O Acessuas Trabalho faz a ponte entre o público do CADÚNICO e os cursos do Pronatec. “Cuidamos para que, a partir do CADÚNICO, sejam encaminhados para matrícula nos cursos do Pronatec, aqueles beneficiários que apresentam o perfil das condições sociais e profissionais para participar dos programas. A pré-matrícula nos cursos profissionalizantes do Pronatec é feita com o número do NIS (Número de Identificação Social), gerado quando do cadastramento de uma pessoa/família no CADÚNICO”.

Jaqueline Alves destacou ainda que o papel da equipe do Acessuas Trabalho, além de priorizar o perfil dos beneficiários, é também de monitorar a participação dos candidatos nos cursos profissionalizantes, avaliar todo o processo, e mensurar os resultados do Pronatec. “A razão deste trabalho é darmos concretude ao programa; porque não é só encaminharmos as pessoas beneficiárias da assistência social para um curso. São pessoas que estão fora do mercado de trabalho há algum tempo e que vêm de famílias que têm que ser acompanhadas por apresentarem também outras necessidades que não só o emprego. Queremos promover o usuário da assistência social por meio de uma inclusão produtiva, de uma geração de renda que resgate a autoestima dessas pessoas e de seus familiares”, explicou sinalizando que toda a articulação necessária com os empregadores também tem sido feita para assegurar a integração da oferta dos cursos com mercado de trabalho, viabilizando a absorção da mão-de-obra qualificada.

Parceiros/Cursos

Para a oferta dos cursos do Pronatec, Valadares tem parceria com o Senac, o Senai e o Sest/Senat. Em 2012, cinco cursos foram ofertados e cerca de cem pessoas participaram e se qualificaram profissionalmente. Em 2013, até maio, outras 554 pessoas participaram ou iniciaram-se nos cursos. Neste mês de junho, tiveram início cursos de Operador de Computador, Montador e Reparador de Computador, Auxiliar Administrativo e Operador de Empilhadeira. Para julho, devem ter início cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, que serão ofertados no Instituto Nosso Lar, bairro Turmalina, e na sede do Grupo Gente Nova (GGN), da Paróquia Nossa Senhora das Graças, bairro Santa Helena, para turmas formadas por pessoas das respectivas comunidades.

Este ano, a oferta de cursos já começou, e, outras turmas deverão ser formadas ao longo de todo o ano. Os interessados devem ficar atentos e acompanhar as ofertas na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), com a coordenação do Programa Acessuas Trabalho. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. A SMAS se localiza na rua Pedro Lessa, 286, bairro de Lourdes. Informações também podem ser obtidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da casa do interessado.

ANEXOS

A)  CURSOS PRONATEC JÁ OFERTADOS EM GV EM 2013:

1.    Ajudante de Coleta e Entrega no Transporte Pequenas Cargas

2.    Arrumador e Conferente de Cargas

3.    Auxiliar Administrativo

4.    Auxiliar de Pessoal

5.    Depiladora

6.    Operador de Empilhadeira

7.    Operador de Computador

8.    Montador e Reparador de Computador

B)   SERVIÇO:

Informações sobre o Acessuas Trabalho e sobre novas turma