Página Inicial // Imprensa // Notícias // Indústria de laticínios começa a operar em Governador Valadares já no primeiro semestre do próximo ano
Publicado Terça-Feira, 02 de Julho de 2013, 13:07
Hoje (2), a prefeita Elisa Costa, secretários municipais e vereadores fizeram uma visita ao canteiro de obras que fica na BR-259, a 15 quilômetros do centro da cidade, onde foram recebidos pela direção da empresa

No primeiro semestre do ano que vem, a empresa Laticínios Bela Vista, detentora da marca Piracanjuba – uma das maiores do segmento lácteo brasileiro –, começará a operar em Governador Valadares. Com investimentos na ordem de R$ 31 milhões, a unidade será a segunda fora do Estado de Goiás, local de nascimento e sede da empresa (a primeira fica em Santa Catarina).

Inicialmente, a fábrica de Valadares terá capacidade de produção de 300 mil litros de leite por dia, absorvendo uma mão de obra de cerca de 70 funcionários; mas a estrutura já está sendo feita para produzir o dobro, ou seja, 600 mil litros de leite por dia, gerando cerca de 500 empregos diretos e indiretos. Já em 2014, a previsão é de que a unidade valadarense represente 5% do faturamento total da Laticínios Bela Vista, subindo para 10%, quando atingir a capacidade máxima de produção.

A obra, que começou em março deste ano, já está gerando cerca de 100 empregos diretos, número que deve subir para 250, entre administrativos e da construção civil. Toda a mão de obra é local. Com uma área construída de 12 mil m² em sete alqueires de terra, a unidade comportará a fábrica propriamente dita, a parte administrativa, laboratório e auditório para treinamento.

A indústria vai produzir leite longa vida integral, desnatado, semidesnatado, creme de leite e bebida láctea, que serão destinados ao abastecimento do mercado mineiro e dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. A estratégia de abrir uma fábrica em Minas Gerais foi a mesma adotada na região Sul, de se instalar em uma tradicional bacia leiteira, estando próxima de importantes mercados, o que facilita a comercialização.

Sobre a Piracanjuba

A Laticínios Bela Vista, detentora da marca Piracanjuba, é uma das principais indústrias de laticínios do Brasil e gera mais de 1.200 empregos diretos e cerca de 20 mil indiretos. Também possui um cadastro com 4.700 fornecedores de leite e capacidade de produção de mais de 3,1 milhões de litros de leite por dia, atuando nos segmentos de leite longa vida, leite em pó, creme de leite, bebida láctea UHT, leite condensado, composto lácteo, requeijão cremoso, queijos e manteigas. Atualmente, conta com um catálogo com mais de 80 produtos, distribuídos em suas marcas – Piracanjuba e Pirakids.