Manchete

IMPRENSA
 Página Inicial // Imprensa // Notícias // Nível de água do Rio Doce cai e população deve economizar
Notícias
Nível de água do Rio Doce cai e população deve economizar
Publicado Sexta-Feira, 30 de Agosto de 2013, 17:06
O nível de água está abaixo da régua de medição do SAAE

Devido ao longo período de estiagem em Governador Valadares o nível de água do Rio Doce está muito baixo. A lâmina d’água, na medição da régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE),  chegou a - 11 cm (11 centímetros negativos), ou seja, abaixo da régua. Com a pouca água, uma das quatro bombas de captação teve de ser desligada; com isso, estão sendo bombeados 900 litros de água por segundo, e não 1.200 litros, como em dias normais.

Como medidas emergenciais, no local onde estão localizadas as bombas, o SAAE está dragando areia do rio e fazendo uma pequena barragem com sacos de areia. Além disso, tem feito contato permanente com a Usina de Baguari para monitorar o quanto de água a usina pode liberar para tentar minimizar a situação. Desde a tarde de hoje, carros de som estão percorrendo toda a cidade, solicitando à população que economize água para evitar o desabastecimento.

COMO ECONOMIZAR ÁGUA

1 - No banho: Molhe o corpo, feche o chuveiro, ensaboe-se e depois abra para enxaguar. Não deixe o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. Tome apenas um banho por dia. Tome banhos rápidos. Cinco minutos a menos no banho significam uma economia de 45 litros de água.

2 - Ao escovar os dentes: Enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

3 - Descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4 - Torneira: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. São 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5 - Vazamentos: Um buraco de 2 mm no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6 - Caixa d’água: não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7 - Lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta o tempo todo desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8 - Regar jardins e plantas: no inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9 – Não lavar carros: uma lavagem com mangueira gasta 600 litros de água.

10 – Não lave calçada nem quintal com mangueira. Use vassoura.

11 - Deixe acumular a roupa para lavar, seja na máquina ou no tanque.

o SAAE está dragando areia do rio e fazendo uma pequena barragem com sacos de areia
INFORMATIVO.



Receba Notícias em Seu email