Página Inicial // Imprensa // Notícias // Bilhete único para toda a cidade
Bilhete único para toda a cidade
Publicado Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2014, 12:38

Prefeitura completa sistema que propicia economia ao usuário

A partir deste sábado (18), toda a cidade de Governador Valadares estará integrada ao sistema de bilhetagem única, que possibilita ao usuário de transporte público urbano o gasto de apenas uma passagem na utilização de duas linhas, o que significa uma economia de 50% nas despesas com transporte para quem utiliza quatro passagens para ir e vir. A primeira etapa foi implantada em setembro do ano passado, integrando as regiões da Niterói Valadarense e os bairros Santa Rita, Distrito Industrial, Castanheiras, Penha e adjacências. Agora, com a implantação das outras duas etapas, toda cidade será integrada. O cartão para integração é o mesmo já utilizado pelos usuários de transporte público.

Após passar na catraca do primeiro ônibus, o usuário tem 60 minutos para chegar ao ponto de integração e embarcar no segundo ônibus para o destino final. E, só tem direito à gratuidade do segundo bilhete aquele que validar o cartão no ponto de integração eletrônica. Além do ponto da Avenida JK implantado em setembro, os usuários contarão com mais dois pontos de integração: o ponto da Rua Marechal Floriano, em frente à Escola Estadual Israel Pinheiro, chamado de Integração Temporal Colégio (ITC); e o ponto da Rua Bárbara Heliodora, no centro da cidade, conhecido como “Barraca do Leo”, que será chamado de Integração Temporal Barraca (ITB).

Na Integração Temporal Colégio (ITC), os usuários validam seus cartões, tanto na ida quanto na volta, para integração dos bairros Jardim do Trevo, Santa Paula, Turmalina, Altinópolis, São Cristovão, Vila Ozanan, Palmeiras, Fraternidade, Jardim Pérola, Kennedy, Bela Vista, Vila Império, Planalto, Córrego dos Borges (será integrada à região do Vila Isa), Santa Rita, Penha e Distrito Industrial. Nesse caso, os usuários descem no ponto de ônibus em frente ao Cartório do Hélio e deslocam-se para o ponto Integração Temporal Colégio (ITC), para validar o cartão. Somente depois disso, o passageiro poderá embarcar em outro ônibus.

Para a integração que abrange os bairros São Pedro, Santos Dumont, Cardo, Conjunto SIR, SION, Floresta, Universitário, Grã-Duquesa, Santa Helena, Esperança, Cidade Nova e Nossa Senhora das Graças há uma particularidade. Estes bairros serão integrados aos bairros Vila Isa, Santa Rita, Penha e Distrito Industrial na ida por meio da ITC. Portanto, o usuário que se deslocar, por exemplo, do bairro São Pedro sentido Santa Rita deverá validar seu cartão no ponto de integração da Escola Israel Pinheiro. No retorno, será utilizada a Integração Temporal Barraca (ITB), o que significa que, quem sair do Santa Rita em direção ao São Pedro deverá validar seu cartão no ponto de integração da Barraca do Leo.

Os bairros Penha, Distrito Industrial, Santa Rita, São Cristovão, Vila Rica, Jardim Pérola, Fraternidade, Jardim Kennedy, Palmeiras, Vila Império, Turmalina, Jardim do Trevo, Santa Paula, Altinópolis e Planalto e região do Vila Isa serão interligadas aos bairros São Pedro, Santos Dumont, Floresta, Conjunto SIR, Cardo, SION, Grã-Duquesa, Santa Helena, Nossa Senhora das Graças e Vale Verde, somente na ida, por meio da ITB.

A integração se dará somente pelo ITB (Barraca do Leo), tanto na ida quanto na volta, para as seguintes linhas de ônibus: Linha 18 (atende bairros JK, Jardim Alice e Maria Eugênia);  Linha 15 (atende Vila Mariana e Ilha); Linha 10 (atende aos bairros Vila Ozanan e Turmalina pela Rua Sete de Setembro – Shopping); Linha 11B (atende aos bairros Santa Paula e Jardim do Trevo pela Rua Sete de Setembro – Shopping); Linha 22 (atende ao Morada do Vale, Capim e Recanto dos Sonhos); Linha 12 C (atende ao Altinópolis, Alto Querosene pela Rua Sete de Setembro – Shopping).

De acordo com o Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário, atualmente, 34% da população utilizam o cartão eletrônico. Até o momento, depois de quatro meses de implantação, o sistema de integração recebeu mais de 10.000 validações somente no ponto de integração da Avenida JK.