Prefeitura realiza quase 1.500 km de patrolamentos e diversas intervenções nos distritos
As intervenções e melhorias foram feitas ao longo desse primeiro semestre e têm melhorado a vida de moradores e comerciantes dos distritos de Valadares
Publicado em 11/07/2025 17:55
Estradas, pontes, bueiros, mata burros... São diversas as necessidades encontradas nos distritos que compõem a área rural de Governador Valadares. Mas com um olhar atento, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), por meio do Departamento de Estradas e Ações Distritais (DEAD), tem atuado para sanar todas essas demandas e proporcionar mais qualidade de vida para quem mora, trabalha ou transita por essa região. Só para se ter uma ideia, de janeiro a junho, já foram realizados 1.470 km de patrolameto de estradas nos 16 distritos de Valadares.
Além disso, 30 km de vias foram recuperadas usando a aplicação de agregado siderúrgico, com o objetivo de reforçar a estrutura e garantir melhores condições de trafegabilidade. Também foram realizadas aplicações de cascalho em aproximadamente 60 km de estradas, contemplando as localidades da Cabeceira do Bugre, Assentamento Nicolau, Golconda e São Pedro/São Vitor. Sem contar que, cerca de 80 km de estradas passaram por desobstrução, devido a quedas de barreiras, árvores, terra e outros obstáculos.
Outro trabalho que tem feito a diferença nos distritos é o alargamento de pista em trechos onde anteriormente era possível a passagem de apenas um veículo de pequeno porte. A secretaria também atuou na roçagem de 50 km da vegetação às margens das estradas, facilitando a visibilidade, especialmente em curvas, e contribuindo com a prevenção de acidentes.
Os distritos de Santo Antônio do Pontal e Porto das Cachoeiras (antigo Santo Antônio do Porto) também foram contemplados com a construção de pontes de concreto armado, impactando a vida de diversas famílias com acesso seguro. Ainda em Pontal, a secretaria atuou no levantamento de 50 metros de extensão da pista - com elevação de 90 centímetros, além da instalação de um tubo com diâmetro de 100 mm na Rua das Chácaras. Em Córrego dos Domingos, foi feita a instalação de um corrimão de ferro em uma ponte, visando garantir maior segurança aos usuários.
Ademais, diversas outras intervenções foram realizadas nos distritos, não apenas para proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar, mas também para impulsionar o desenvolvimento da região. Confira abaixo algumas dessas intervenções:
Construção/Recuperação de pontes de madeira:
- 2 pontes - Nova Brasília
- 2 pontes - Penha do Cassiano
- 3 pontes - Córrego dos Prazeres
- 1 ponte - Córrego dos Melquíades
- 1 ponte - Córrego do Miúra
- 2 pontes - Córrego do Capoeirão
- 2 pontes - Córrego São Domingos
- 1 ponte - Córrego do Bernardo
- 1 ponte - Córrego do Caramonho
Construção/Recuperação de bueiro:
- 2 bueiros - Córrego do Cedro
- 1 bueiro - Estrada da Penha
- 2 bueiros - Cassianinho
- 7 bueiros - Córrego da Areia
- 2 bueiros - Alto do Santa Helena
- 1 bueiro - Golconda
- 2 bueiros - Brejaubinha
- 3 bueiros - Córregos do Bernardo
- 3 bueiros - Córrego das Rosas
- 3 bueiros - Porto das Cachoeiras
- 2 bueiros - Córrego do Apaga Luz
Construção/Recuperação de Mata Burro:
- 1 mata burro - Córrego da Areia
- 1 mata burro - Belga
Recuperação em cabeceira de ponte de concreto, utilizando aterro compactado:
- 1 - Córrego dos Prazeres
- 2 - São José do Itapinoã
- 1 - Córrego do Cedro
- 1 - Córrego Preto
- 1 - Córrego das Rosas
- 2 - Córrego do Panelão
- 1 - Córrego Laranjal
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social