Prefeitura Municipal de Governador Valadares

Você sabia? Utilize nosso módulo de compras de passagens on-line e veja o que é praticidade.
Imprimir Email

Institucional

Educação Popular em Saúde: construindo uma saúde mais participativa

por Assessoria de Comunicação - Secom

20/03/2017 14:00

Que tal buscar soluções para enfrentar os problemas de saúde fazendo uso de uma abordagem mais participativa? Isso é o que proporciona o curso de Educação Popular em Saúde (EdPopSus), que foi implementado em Valadares em dezembro do ano passado e acontece, simultaneamente, em 13 Estados brasileiros (Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe). Em Minas Gerais, Valadares integra com outros três municípios-sede a região geográfica atingida pelo percurso da lama de Mariana.

O EdPopSus é um curso que oportuniza a formação de trabalhadores e atores sociais em saúde para atuar nos processos de conquista de direitos à saúde e ao fortalecimento da participação popular.

A iniciativa é do Ministério da Saúde juntamente com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, sendo coordenado em Minas Gerais pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-MG).

As três turmas do polo de Valadares são formadas por 70% de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, sendo os outros 30% militantes de movimentos sociais e de outras categorias profissionais. Os educandos selecionados por meio de um edital nacional participam de encontros semanais presenciais de oito horas, acrescidos de duas horas de participação com atividades práticas nos seus territórios de origem.

O momento é de firmar mais parcerias na busca por abordagens integradas que façam prevalecer as diretrizes do SUS: equidade, universalidade e integralidade. Vale lembrar que os doze encontros já renderam bons frutos, como a parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Centro de Referência em Doenças Endêmicas Dr. Alexandre Castelo Branco (CREDEN-PES), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Estratégia Saúde Bucal (ESB), Estratégia Saúde da Família (ESF), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Prefeitura Municipal de Governador Valadares, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Movimento dos Sem-Terra (MST), Coletivo Encrespa, Ascanavi, entre outros.

É importante destacar que a realização desse curso em Valadares vem fortalecer outros dois projetos pontuais que são realizados nos territórios de abrangência da Estratégia Saúde da Família: o Grupo de Estudos em Educação Popular em Saúde (GEEPS) e o Grupo Inclusivo de Autocuidado (GIAC), com formação permanente e mensal de trabalhadores da saúde e a implementação de grupos inclusivos nas unidades de saúde utilizando metodologias ativas, emancipatórias e participativas, ambos mediados por um grupo gestor em Educação Popular em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.

 A ideia do EdPopSus quanto ao GEEPS e GIAC é valorizar o indivíduo e o coletivo, resgatando a cidadania e promovendo saúde por meio de rodas de conversas, reuniões, oficinas, ações educativas, leitura e reflexões de textos. Atividades que resultam em discussões, construções e aproximações entre pessoas dos mais diversos segmentos sociais, além de promoverem novos saberes e práticas em saúde, criando vínculos para que ela seja uma conquista de luta popular. “Todas as práticas educativas realizadas nas unidades de saúde serão feitas com a participação dos usuários de forma compartilhada e horizontal. Ou seja, o saber não vai ficar centrado apenas no profissional; a população também vai participar, mostrando sua cultura local, seus instrumentos diários para promover o bem-estar físico, social e espiritual”, explicou a enfermeira do CREDEN-PES e educadora popular em saúde, Flávia Rodrigues Pereira.

O curso acontece todas as quintas-feiras, no campus I da Univale, das 8 às 16h. A previsão é de que termine em abril deste ano.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página