Bloco Cirúrgico do HMGV: onde profissionais prestam atendimentos de excelência
Com tecnologia avançada, infraestrutura de ponta, segurança, assistência, empenho, qualificação e dedicação por parte dos profissionais, o bloco cirúrgico funciona 24h, todos os dias
Publicado em 07/04/2025 17:33 - Atualizado em 09/04/2025 13:11
Eles não são músicos, mas trabalham em sintonia. Tratam-se dos técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, radiologistas, anestesistas, médicos-cirurgiões, equipe multidisciplinar e administrativa, recepcionistas, dentre outros profissionais que caminham juntos para que o Centro Cirúrgico (CC) do Hospital Municipal de Valadares continue prestando um atendimento de excelência, com qualidade, eficiência, humanização e segurança para os pacientes do nosso município e de mais de 80 cidades vizinhas.
Composto por bloco cirúrgico, Centro de Materiais de Esterilização (CME) e sala de preparação e recuperação pós-anestésica, o CC funciona 24h, todos os dias da semana.
Com quatro salas aparelhadas com torre para endoscopia e colonoscopia, mesas instrumental e de operação, aparelhos de anestesia e de respiração, monitores que transmitem cirurgias à distância em tempo real, bem como outros acessórios, o bloco cirúrgico conta com áreas irrestritas e restritas.
Na primeira, há um corredor de entrada, vestiários, além de outros espaços onde é possível circular sem utilizar uniformes ou equipamentos de segurança específicos. Já na outra, são onde ficam as alas cirúrgicas, de recuperação de anestesia e de preparação, bem como espaços que passam por rigorosos procedimentos de limpeza e desinfecção. Tanto que, para acessar estes locais é imprescindível utilizar vestimentas próprias para o Centro Cirúrgico, inclusive touca e máscara.
Com tecnologia avançada, infraestrutura de ponta, segurança, assistência, empenho, qualificação e dedicação por parte dos profissionais, no bloco cirúrgico do HMGV são realizadas cerca de 21 cirurgias por dia, contando as agendadas e as de urgência/emergência.
E o melhor, com os equipamentos modernos que existem aqui, os pacientes não precisam ser encaminhados para outras cidades para realizarem cirurgias de média e alta complexidades, como neurocirurgias, neonatais, pediátricas (sexta-feira das crianças), adultos, obstetrícia, traumas, vasculares, ortopedia (fraturas expostas e as mais complexas), bucomaxilo (odontologia para pacientes especiais), etc.
Para a coordenadora do Centro Cirúrgico, Elilane Saturnino Carlos Casais, o local só é referência porque conta com profissionais dedicados, qualificados, empáticos que executam suas tarefas com maestria. “Nós só conseguimos realizar nosso trabalho com eficiência no bloco cirúrgico, porque contamos com o apoio de vários outros profissionais, da recepção até o Pronto Socorro, lavanderia, CME, equipe técnica de enfermagem e tantos outros que fazem a diferença para que façamos um trabalho de excelência. Nosso desejo é entregar o paciente bem para sua família e, quando isso acontece, aí sim, conseguimos concretizar o nosso trabalho”, explicou.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social