Dia do Meio Ambiente é comemorado com palestras na Prefeitura
As palestras fazem parte de uma série de ações que serão desenvolvidas até o dia 7 deste mês para comemorar a data
Publicado em 05/06/2024 13:42
Hoje (5), o auditório da Prefeitura ficou lotado para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, foi realizado o lançamento da quinta edição da Campanha Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Alunos do Colégio Clóvis Salgado e do Centro Interescolar Dr. Raimundo Soares De Albergaria Filho assistiram às palestras do tenente Hussin, do Corpo de Bombeiros, com o tema “Preservação e combate a incêndios florestais nas áreas rurais e a importância do uso dos equipamentos de segurança”, e da analista ambiental do IEF, Rosane Nalon, sobre o “Programa de prevenção e combate a incêndios florestais no monumento Ibituruna”. O evento marcou a abertura oficial da programação, que vai até o dia 7 deste mês, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Rosângela Villas Boas, representou o prefeito André Merlo. “As catástrofes ambientais são resultado de ações do passado. O Dia do Meio Ambiente foi criado para promover a reflexão e tomada de medidas de prevenção e combate aos desmandos ambientais, que são transfronteiriços”, declarou.
Analista ambiental do IEF, Rosane Nalon chamou atenção para o slogan da campanha deste ano “Nossa terra. Nosso futuro. Nós Somos a Geração Restauração”. “Esse tema veio para alertar a sociedade e a nós, órgãos ambientais, porque às vezes a gente trabalha muito a prevenção de incêndio, o combate, mas acabamos não fazendo a restauração da área que foi queimada e ela fica lá para ser recuperada sozinha. E a gente chama mesmo a sociedade para nos ajudar porque não temos como fazer este trabalho sozinhos”, conclamou.
Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza também destacou a importância da união de esforços no combate aos incêndios florestais. “Quando iniciamos este trabalho, nosso objetivo era mitigar os incêndios no pico da Ibituruna. Com o trabalho em conjunto com brigadistas, Policia Ambiental e IEF, conseguimos reduzir os incêndios. Hoje, de dez ocorrências, sete são nas áreas rurais e lotes vagos. Então, há muito o que ser feito. Fico feliz de ver os alunos aqui hoje porque, através de vocês, podemos transformar esta realidade”, afirmou.
Opinião compartilhada pelo professor doutor e coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Univale, Hernandes Santana. “Infelizmente, hoje não temos muito para comemorar, mas sim para fazer. Então, esses eventos são importantes para ajudar a população a refletir e promover uma mudança de atitude em prol do meio ambiente”, enfatizou.
Aluno do Centro Interescolar Dr. Raimundo Soares De Albergaria Filho, Gabriel Pereira da Cruz aprovou o evento. “É um evento muito importante para trazer mais conhecimento para nós e mostrar que a Prefeitura e as demais instituições estão engajadas na questão ambiental”, disse.
A programação do Dia do Meio Ambiente é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com IEF, Concessionária Águas de Valadares, Desafiando Montanhas, FIEMG, Fadivale, Univale, Codema, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, FEAM e SEMPAR.
Confira a programação:
- 9h, no Colégio Vitorino (rua Luiz Ensch, 48, no Grã-Duquesa): palestra e plantio de mudas frutíferas.
- 13 às 17h, auditório da FIEMG (rua Leda Maria Mota Godinho, 120, no JK II): Seminário de Regularização Ambiental do IEF, com o tema “Conhecimento para impulsionar a sustentabilidade”.
- 19h, no Ateliê de Artes da Univale (Israel Pinheiro, 2000, bairro Universitário): mesa-redonda com o tema: “Cidades resilientes frente aos eventos extremos associados às mudanças climáticas”.
- 7h, no Parque Natural Municipal Emiliana Marques (Dona Sinhá): será realizado o projeto Vamos Preservar para Passarinhar. Na ocasião, serão apresentadas espécies de aves e será lançado o concurso de registro de aves dentro do município.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social