Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com diversas atividades
Palestras, mesa redonda, plantio de mudas, observação de pássaros e educação ambiental está entre as atividades que serão desenvolvidas
Publicado em 04/06/2024 15:49
Hoje (4) é o Dia da Ibituruna e amanhã (5) é o Dia Mundial do Meio Ambiente para marcar essas datas a Prefeitura e parceiros vão realizar uma série de atividades nos dias 5 a 7 deste mês, dentre as ações elenca-se: a realização de palestras, educação ambiental, seminário, mesa redonda, plantio de mudas e observação de pássaros. A iniciativa é uma parceria do IEF, Águas de Valadares, Desafiando Montanhas, FIEMG, Fadivale, Univale, Codema, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, FEAM e SEMPAR.
Amanhã (5) a partir de 8h30min, no auditório Luiz Franco no 5º andar da Prefeitura, será realizada a abertura oficial. Na ocasião será lançada a 5ª edição da Campanha Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Na oportunidade, os alunos do fundamental II e do ensino médio do Colégio Clóvis Salgado assistirão a palestra do tenente do Corpo de Bombeiros, Hussin, com o tema “Preservação e Combate a Incêndios Florestais nas áreas rurais e a importância do uso dos equipamentos de segurança” e da analista ambiental do IEF, Rosane Nalon, sobre o “Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Monumento Ibituruna”.
A quinta-feira (6) será toda dedicada à educação ambiental. As 9h no Colégio Vitorino, situado na rua Luiz Ensch, 48, no Grã-Duquesa, o cabo da Polícia Militar, Thiago Cupertino, falará sobre “Lixo e Reciclagem”. Logo após a palestra, haverá plantio de mudas frutíferas com a participação dos alunos do 5º ao 9º ano do colégio. À tarde, no horário de 13h às 17h, auditório da FIEMG, haverá Seminário de Regularização Ambiental do IEF com o tema “Conhecimento para Impulsionar a Sustentabilidade”. Durante o evento serão discutidos assuntos como o Plano de Manejo do Pico da Ibituruna, Cadastro Ambiental rural, Programa de Recuperação Ambiental e Compensação Ambiental. A FIEMG fica na rua Leda Maria Mota Godinho, 120, no JK II. Às 19h no Ateliê de Artes da Univale (Israel Pinheiro, 2000, bairro Universitário) acontecerá a mesa redonda com o tema: “Cidades Resilientes frente aos eventos extremos associados às mudanças climáticas. O evento contará com a participação da professora do curso de Arquitetura, Ilara Duran Melo; professores do curso de Engenharia Civil e Ambiental, Isabela Picolho e Hernani Santana; e os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), Fabiano Henrique e Marlon Campos Coelho.
Na sexta-feira (7) às 7h, no Parque Natural Municipal Emiliana Marques (Dona Sinhá), será realizado o Projeto Vamos Preservar para Passarinhar. Na ocasião serão apresentadas espécies de aves e será lançado o concurso de registro de aves dentro do município. Das 8h às 10h os alunos do 6º ano da Escola Estadual Nacle Miguel Habib vão aprender como é realizada a observação de pássaros. No encerramento do evento haverá abertura de inscrição para os primeiros grupos de observadores de aves.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social