Obras de modernização de redes da rua Afonso Pena começam em 12 de maio
As obras de melhoria serão executadas pela concessionária Águas de Valadares e a previsão é que dure aproximadamente quatro meses
Publicado em 16/04/2025 15:22 - Atualizado em 16/04/2025 15:28
Governador Valadares ainda conta com mais de 200 km de redes de cimento amianto, o que corresponde a quase 1/3 das redes da cidade. E os constantes rompimentos dessas redes acabam impactando diretamente o abastecimento da cidade. Só para se ter uma ideia, levantamentos da concessionária Águas de Valadares apontam que, em um ano, já foram registrados 40 vazamentos de água e 38 rompimentos de ramal na Rua Afonso Pena. E a cada conserto de rede rompida, o abastecimento é suspenso em pelo menos 20 bairros.
Diante disso, a concessionária iniciará, a partir do dia 12 de maio, obras de modernização do sistema de abastecimento dessa importante via da cidade, com a substituição de 1.200 metros de rede de cimento amianto por tubos de PVC Defofo – que são mais resistentes a impactos e à corrosão, além de possuir maior durabilidade, flexibilidade e baixa manutenção.
.
Logística e extensão da obra
Ao todo, serão substituídos 1.200 metros de rede de água na Rua Afonso Pena (entre as ruas Belo Horizonte, no Centro, e a José Rodrigues Ferreira, no bairro São Geraldo), além da substituição de pelo menos 150 ramais.
A obra terá início no cruzamento com a Rua Belo Horizonte e será executada das 7 às 17h, quarteirão por quarteirão. Durante todo o trabalho, agentes de trânsito estarão no local para a orientação de motoristas e pedestres.
A previsão é que o tempo médio de execução dos trabalhos em cada quarteirão seja de 12 dias, num total de aproximadamente de 120 dias de obras.
Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) executará, paralelamente, obras de drenagem na via, promovendo um melhor aproveitamento dos trabalhos e minimizando os impactos para a população, evitando a necessidade de intervenções futuras no mesmo local.
Com o avançar das obras, os moradores serão informados e devidamente orientados, visto que, o estacionamento no trecho que estiver recebendo obras será limitado, assim como o acesso às garagens. No entanto, ao final de cada dia, a vala que estiver aberta em frente a uma garagem será aterrada e o acesso liberado. Além disso, para evitar maiores transtornos, a concessionária dará prioridade à utilização de equipamentos e máquinas mais silenciosos e, utilização de caminhões-pipa nos horários mais críticos, para reduzir a poeira.
Diante do impacto da obra na rotina da população e mais especificamente no comércio situado no entorno das obras, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) e da Secretaria Municipal de Comunicação e Mobilização Social, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CLD-GV), Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACGV) e a concessionária Águas de Valadares, têm se reunido para alinhar o cronograma de intervenções, de modo a garantir que os trabalhos sejam desenvolvidos com segurança e rapidez, gerando o menor impacto possível.
Vale lembrar que as obras põem fim aos constantes vazamentos e desabastecimentos nos bairros, gerando uma maior eficiência na prestação dos serviços, segurança operacional e regularidade no abastecimento, aumentando a vazão e durabilidade das conexões, além de garantir, num mesmo conjunto de obras, a tão importante drenagem da Rua Afonso Pena nesse trecho.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social