Prefeitura e SAAE se reúnem com moradores de Pontal
O objetivo foi encontrar soluções para o problema de abastecimento de água no distrito
Publicado em 29/04/2025 12:29
Nos últimos dias, a população de Pontal tem sofrido com a falta de abastecimento de água. Com o intuito de ouvir a comunidade e buscar soluções para o problema, a Prefeitura, juntamente com representantes do SAAE, da concessionária Águas de Valadares e da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento (ARIS), se reuniu com os moradores do distrito. A reunião aconteceu na noite de ontem (28), na Escola Estadual José Soares, em Pontal. O encontro também contou com a presença de secretários e dos vereadores Roncali da Farmácia, Ademar do Turmalina e Betão do Porto.
O pátio da escola ficou lotado. Os moradores trouxeram garrafas pet para mostrar a coloração da água e cartazes cobrando providências quanto à qualidade e à falta de abastecimento. A diretora-geral do SAAE, Pier Angeli Viana, aproveitou a oportunidade para esclarecer a população sobre a atual função do SAAE. “Desde a concessão do serviço de água e esgoto, a Águas de Valadares é responsável por fazer captação, tratamento e distribuição de água tratada, e pela coleta e tratamento de esgoto. E o SAAE, juntamente com ARIS, tem a função de fiscalizar que o contrato da outorga seja cumprido. Estamos aqui para somar com vocês. Queremos dialogar, buscar soluções e cobrar da empresa a prestação de um serviço de qualidade”, enfatizou.
O prefeito Coronel Sandro se solidarizou com a situação da população e pressionou o representante das Águas de Valadares para a definição de um prazo para a resolução do problema. “Nós sabemos o quanto a água é essencial para nossa vida. Não podemos permitir que as pessoas fiquem sem água, principalmente por períodos muito longos, como tem acontecido. Queremos ir junto com o SAAE e a Águas de Valadares a todos os lugares onde a falta de água está mais frequente para buscar soluções para o problema e, se for preciso, antecipar as metas do contrato”, afirmou.
O servente de pedreiro José Maurício da Silva saiu satisfeito da reunião. “Deu para falar tudo o que estava nos incomodando. Estava precisando mesmo ter uma reunião dessas aqui. Este prefeito é diferente dos outros. Tem ouvido nossa comunidade”, comemorou. Opinião compartilhada por sua conterrânea, a dona de casa Flávia Silva dos Santos Reis. “Gostei muito da reunião porque o prefeito atendeu ao chamado da população. A gente espera agora a solução da empresa”, disse.
O diretor-executivo da Águas de Valadares, Marcus Antunes, pediu desculpas em nome da empresa pelos transtornos dos últimos dias e explicou o motivo que ocasionou a falta de água na região. “O abastecimento será normalizado amanhã (29) à tarde. Com relação à potabilidade, como a tubulação é antiga, quando o abastecimento é reestabelecido, partículas se desprendem da tubulação e sujam a água. Como os atuais pontos de descarga para fazer a sangria desta água suja não estão sendo suficientes aqui, nossos técnicos vão percorrer o distrito para verificar as tubulações e mapear outros locais para fazer novas instalações de descargas no sistema para evitar que a água suja com partículas das redes antigas chegue até as residências”, anunciou.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social