Prefeitura retoma sessões de Equoterapia
O anúncio da retomada do serviço foi feito na amanhã de hoje (11) no Parque de Exposições
Publicado em 11/07/2025 15:58 - Atualizado em 11/07/2025 16:21
Hoje (11) foi um dia de celebração para os usuários da Equoterapia. O prefeito Coronel Sandro anunciou a retomada do serviço, que estava parado desde março deste ano. A Equoterapia agora será oferecida pelo Centro de Atenção ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (Cadef), da Prefeitura de Valadares.
O anúncio, que foi feito nesta manhã no Parque de Exposições, contou com a participação de pais, usuários e diversas autoridades. Na ocasião duas crianças atendidas pelo Cadef montaram nos cavalos, acompanhada pelos profissionais, para demonstrar como o trabalho é realizado.
O presidente da União Ruralista Rio Doce, Marcelo Teixeira, destacou o compromisso da instituição com as causas sociais. “Nossa entidade defende os interesses de todos produtores rurais, mas como associação sem finalidade social a gente presta serviço para nossa comunidade com outros projetos sociais. Quando o prefeito nos procurou para ver a possibilidade e não haver descontinuidade de um serviço tão importante como a equoterapia, abraçamos esta causa mais uma vez. Será um prazer todos os dias abrirmos as porteiras do Parque de Exposição para recebermos todos vocês”, declarou.
O secretário de Saúde, Rodrigo Cunha, explicou o motivo da suspensão do serviço. “A Camila, vice-presidente do conselho, tentava fazer o que era possível com a falta de repasse da outra gestão, mas como não estava entregando o serviço, não conseguia credenciar o SER para receber as verbas que precisava para oferecer o serviço. O prefeito nos orientou a fazer mais, a sermos mais inteligentes nas tomadas de decisão para caber dentro do orçamento. Este é um exemplo disso. A União Ruralista fez a obra, nós fizemos uma pequena contrapartida fazendo a pintura e colocando a grama, mas a obra foi feita pela União Ruralista, com contrato de locação dentro dos valores de mercado, e que vai nos possibilitar ajudar mais pessoas”, destacou.
Durante o evento, o prefeito Coronel Sandro aproveitou para também anunciar a pactuação feita com o Estado. “Acreditamos que ao promover a cada dia a melhoria dos serviços vamos chegar no ponto que queremos de nossa cidade ser, no mínimo, referência de saúde em nosso estado. Nós estamos fazendo uma pactuação com o governo do Estado que vai custear e com esse investimento vamos zerar a fila de órtese e prótese. Beneficiando cerca de mil e duzentas pessoas”, anunciou.
A vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Camila Carvalho, agradeceu ao prefeito a retomada do serviço. “A Equoterapia é um serviço que nós valorizamos e vemos realmente na prática o quanto uma pessoa com deficiência evolui, e esse serviço não pode parar. Independentemente de quem o preste, o importante é que seja feito com qualidade, com responsabilidade, como é o caso, e que a gente tenha sempre ganho. Porque autonomia e independência é prioridade no nosso conselho”, enfatizou.
Maria Alves da Silva, mãe de Davi, comemorou a retomada do serviço. “Ele fez equoterapia dos 9 aos 14 anos. Antes o pescoço caia. Com a Equoterapia ele ganhou bastante postura, parou de babar. Melhorou muito e quando serviço parou, ele deu uma regredida. Estamos muito felizes com a volta do serviço”, comemorou.
.
Equoterapia
A sede do Cadef no Parque de Exposição vai contar com duas salas, uma para atendimento solo com as fisioterapeutas e outra, para atendimento psicológico. O espaço foi reformado pela União Ruralista e a locação, equipamentos, celas, cavalos, etc, num total estimado em R$ 150 mil, são oriundos do município. A Equoterapia voltará a ser oferecida daqui um mês no Parque de Exposições a pessoas com sequelas neurológicas, lesões medulares, paralisia cerebral, atraso de desenvolvimento, autismo, síndrome de down e outros distúrbios.
Os cavalos que serão utilizados na Equoterapia são dóceis, mansos e preparados para desenvolver atividades com cerca de 80 pacientes que se encontram assistidos pelo Cadef. Eles serão avaliados pela equipe de fisioterapeuta, psicólogo e médico do Centro. Caso haja mesmo necessidade, serão inseridos no serviço de Equoterapia.
A terapia com os cavalos vai contar com condutor do animal, duas fisioterapeutas e uma psicóloga e vai acontecer de segunda a sexta, das 7h às 17h. Toda equipe faz parte do Cadef e ficará lotada no parque.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social