Profissionais da saúde se reúnem para alinhamento do Programa eMulti
O alinhamento se faz necessário diante da nova proposta do programa do Governo Federal, que vem para fortalecer o cuidado multiprofissional na Atenção Primária
Publicado em 25/10/2023 16:47
Com a adesão de Governador Valadares ao Programa eMulti, do Governo Federal, profissionais da saúde participaram, na tarde de hoje (25), no auditório do Campus I da Univale, de um alinhamento com o objetivo de orientar e nivelar o conhecimento quanto às novas diretrizes propostas pelo programa.
As eMulti são equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), e vem para fortalecer o cuidado multiprofissional na Atenção Primária, a partir da experiência do antigo Nasf, trazendo novas especialidades: ginecologia, pediatria e fonoaudiologia.
Sendo assim, em Valadares, o programa contará com sete equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para facilitar o acesso da população aos cuidados em saúde, por meio do trabalho colaborativo entre profissionais como: educador físico, nutricionista, assistente social, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta, além de médico ginecologista, médico pediatra e fonoaudiólogo.
A coordenadora das eMulti em Governador Valadares, Fernanda Braz, ressalta como o programa vem para agregar na prestação do serviço de saúde em Governador Valadares. “As eMulti vieram para poder somar, juntamente com os postos de saúde e as Estratégias de Saúde da Família. É uma composição de novas equipes que vai agregar mais três especialidades, que é o médico pediatra, médico ginecologista e fonoaudiólogo. Dessa forma, a gente vai trazer a população mais vulnerável para mais perto das unidades de saúde, onde eles vão ter atendimento de qualidade e multiprofissional, além de ser prestado todo o cuidado que a população valadarense precisa”.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Amaral, destacou a importância do alinhamento diante da adesão ao programa. “Nós, hoje, temos um novo desenho na Atenção Básica, que são as equipes multidisciplinares chamadas de eMulti. É um programa do Governo Federal que veio para substituir o já extinto NASF, que há mais de cinco anos já foi encerrado, mas desde então foi mantido com recursos próprios do município. Com essa nova roupagem que o Ministério da Saúde trouxe para esse atendimento ao cidadão, estamos hoje reorganizando o nosso trabalho, recompondo e montando as equipes das eMUTs a partir do extinto NASF, atendendo esse novo desenho do Governo Federal e trazendo, inclusive, novas modalidades de profissionais para a composição dessas equipes. Eu encaro esse processo como uma nova oportunidade, pois novos processos trazem novas perspectivas. Então esse alinhamento é importante para entender todo esse processo e o que de fato pretendemos alcançar. Confio na capacidade dessa equipe e tenho certeza que teremos bons resultados”.
Além de terem a oportunidade de entender melhor de que forma as eMulti vão contribuir com as Estratégias de Saúde da Família, os profissionais puderam compreender, dentre vários aspectos do programa, quais os tipos de eMulti foram criadas e quais que foram aderidas por Governador Valadares; as equipes e serviços vinculados às eMultI; indicadores, metas, dentre outros aspectos que serão fundamentais para a implementação do programa no município.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social