SAAE aumenta captação e distribuição na ETA do Vila Isa
A entrega de água para a população aumentou de 120 para 200 litros por segundo
Publicado em 27/05/2022 11:15 - Atualizado em 27/05/2022 16:59
O ano de 2022 começou com muitos desafios para o SAAE. A enchente de janeiro afetou as bombas de captação e distribuição de todas as Estações de Tratamento de Água (ETA’s) às margens do Rio Doce, mas apesar das dificuldades, a autarquia conseguiu fazer diversas melhorias no sistema, dentre elas a realizada na ETA do Vila Isa, que foi duramente atingida pelo transbordamento do Rio Doce.
As bombas da captação foram substituídas, válvulas e filtros recuperados e mais: o SAAE aumentou de 120 para 200 litros por segundo a entrega de água nesta região, benefício já percebido e comemorado pelos moradores.
Esse aumento na entrega da água só foi possível graças à manutenção no tanque de distribuição da ETA, que apresentava rachaduras, infiltrações e vazamentos resultando em uma enorme perda de água. Problema este, que persistia há cerca de 10 anos devido ao alto grau de complexidade para a solução.
Para a realização desta manutenção seria necessário paralisar totalmente a ETA suspendendo o abastecimento (de toda a região localizada após a ponte do São Raimundo) por pelo menos uma semana, no entanto, graças a um excelente planejamento, uso de novas tecnologias e empenho de servidores qualificados, o trabalho foi concluído em três dias.
Neste período, hospitais, abrigos e serviços essenciais foram abastecidos com caminhões-pipa.
"Seguindo as diretrizes do nosso prefeito André Merlo buscamos, cada dia mais, a excelência para o atendimento da nossa população", enfatiza o diretor geral do SAAE, Walter de Albuquerque.
O SAAE segue trabalhando e investindo para atender as necessidades da população porque entende que cuidar das pessoas é cuidar da cidade!
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social