XIV Conferência Municipal de Saúde de Valadares
.
Publicado em 15/04/2025 11:34
Nesta terça-feira (15), acontece, das 8 às 18h, no Teatro Atiaia, a XIV Conferência Municipal de Saúde de Governador Valadares, com o objetivo de promover o debate e a participação popular a fim de que o SUS seja construído com base nas demandas e propostas das comunidades e, dessa forma, atenda às reais necessidades de saúde da população.
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, a conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), com o apoio da Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento reúne representantes do governo municipal, usuários da saúde, trabalhadores, representantes de empresas, sindicatos e da sociedade civil para discutir e avaliar a situação de saúde das pessoas e o sistema de saúde do Município.
De acordo com o prefeito Coronel Sandro, “a conferência é um evento muito importante relacionado à saúde de governador Valadares, pois temos que buscar melhoras para atender bem a população e estamos conseguindo. Temos um trabalho árduo a fazer, depois de muito tempo em que a saúde pública esteve deixada em segundo plano, mas o nosso propósito é fazer com que esse serviço esteja à altura e atenda aos anseios de toda Valadares”.
Segundo Rodrigo Cunha, secretário municipal de Saúde, “é importante que traga a família da saúde em um local de discussão, de debate de ideias, principalmente para mostrar dados importantes, estatísticos, sobre como está a nossa saúde e, a partir deles, tomar decisões estratégicas”.
Conforme Vantuil de Oliveira, secretário-executivo do Conselho Municipal de Saúde, “a conferência visa a tirar diretrizes e propostas para que sejam seguidas pelo governo por meio da Secretaria Municipal de Saúde”.
Para Micael Alves, enfermeiro, “as Conferências Municipais de Saúde são espaços muito importantes e o principal objetivo é realizar o controle social, de forma que os trabalhadores, os usuários, juntamente com os gestores, pensem quais serão as políticas públicas que precisam ser adotadas nos próximos anos em âmbito municipal”.
Adriana Fortunato, cirurgiã-dentista, espera que a partir dos debates haja mudanças e novidades. “Que saiam propostas interessantes para o Município poder exercer e executar”, concluiu.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social